quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dicas da chef para manter uma cozinha sustentável

A chef de cozinha Helena Rizzo é especialista em gastronomia sustentável. Em entrevista concedida à repórter Alice Lobo, do Estadão, ela deu algumas dicas para manter uma cozinha ecologicamente correta. Helena garante que isso vai muito além da escolha por ingredientes naturais.
O primeiro passo é manter a dispensa e a geladeira organizadas. Isso contribui para um melhor planejamento da lista de compras, evitando gastos desnecessários. Ao fazer a organização, o ideal é colocar os produtos com data de validade inferior na frente, para que sejam consumidos primeiro.
Quando os alimentos estão bem organizados na geladeira dois problemas são evitados: desperdício de alimentos e desperdício de energia. O cuidado com a escolha de produtos em embalagens descartáveis também é muito importante. O ideal é optar por embalagens recicláveis ou que possam ser reutilizadas para outras funções.
Nas residências existem outras medidas que podem ser colocadas em prática para evitar o desperdício de alimentos. Os pães “velhos” podem ser congelados, assim como outras coisas, e as frutas, que já não estão muito frescas, podem se transformar em uma maravilhosa salada.
Existem diversos cuidados que podem ser considerados na cozinha. O desperdício de água ao lavar a louça pode ser facilmente contido, optar por canecas, no lugar dos copos descartáveis, e separar o lixo reciclável, também são ótimas atitudes. Mesmo que a coleta seletiva ainda seja ineficiente em grande parte do país, existem diversos pontos receptores de resíduos recicláveis.
Além das dicas da chef Helena, existe um ingrediente que precisa ter um descarte mais cuidadoso do que qualquer outro. O óleo de cozinha. Muitas pessoas costumam jogá-lo na pia, mas cada litro de óleo chega a poluir um milhão de litros de água. Existem pontos de coleta específicos somente para a recolha desse material.
A preocupação em manter atitudes sustentáveis não deve, no entanto, se limitar à cozinha. É possível agirmos de forma mais consciente e respeitosa, com o nosso próximo e com o ambiente, em qualquer ocasião ou lugar que estejamos.
 
Fonte; http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/754/dicas_da_chef_para_manter_uma_cozinha_sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário