Se antes custavam 70% mais que convencionais, hoje diferença é de 30%.
Faturamento do setor registra crescimento de 40% ao ano.
Antes ocupando pequenos espaços nas gôndolas dos supermercados e sendo
comprados apenas por quem estivesse disposto a desembolsar mais pela sua
qualidade, os alimentos orgânicos começam a atrair a atenção de mais
consumidores, permitindo que o faturamento do setor registrasse aumento de 40%
no último ano. Com o aumento de escala, a diferença de preço entre os produtos
orgânicos e os convencionais, que em 2006 era de 70%, recuou para 30% neste
ano, segundo a Associação Brasileira de Orgânicos (BrasilBio).
“Essa nova tendência de consumo
começou há uns quatro, cinco anos, mas está se intensificando. A tecnologia do
orgânico já está dominada. No início, havia apenas produtores que levavam o
nome de ‘melhoristas’. Eles trabalhavam na base da tentativa e erro. Com a
incorporação dessa tecnologia, a produção aumenta e, consequentemente, o preço
cai”, disse Mauro de Rezende Lopes, pesquisados do Centro de Estudos Agrícolas
da Fundação Getulio Vargas (FGV). “Ainda não sabemos quando, mas os preços
deverão chegar a um equilíbrio.” Hoje, um em cada três supermercados no país
vende produtos orgânicos.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/08/presentes-em-1-cada-3-mercados-organicos-ficam-mais-baratos.html
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