sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Produtos orgânicos são lucrativos e ajudam ambiente

Agência da ONU quer oferecer a produtores do campo o treinamento necessário para produzir orgânicos de forma sustentável; indústria de bebidas e de alimentos do género movimentou o ano passado mais de US$ 50 mil milhões em todo o mundo.

O Programa da ONU para o Meio-Ambiente, Pnuma, lançou nesta terça-feira o primeiro curso de formação on-line voltado para a produção e a exportação de bens orgânicos.

Segundo o órgão, apenas no ano passado, a indústria de bebidas e de alimentos do género movimentou mais de US$ 50 mil milhões em todo o mundo.

Parceria:

O curso, promovido em parceria com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, vai oferecer a produtores do campo o treinamento necessário para produzir orgânicos de forma sustentável, reconhecendo os seus benefícios e seu potencial de lucro.

O Pnuma afirma que no Uganda, por exemplo, o cultivo do gengibre orgânico rende um lucro 180% maior que o do produto convencional.

Além de ser lucrativa para os trabalhadores rurais, a produção de orgânicos ajuda o meio-ambiente. De acordo com a agência, a plantação orgânica precisa de 20 a 56% menos energia do que a regular. A emissão de carbono na mesma comparação também cai de 48 a 60%.

Incentivo :

O Pnuma e o Unctad afirmam que esses produtos merecem incentivo porque contribuem para uma agricultura sustentável e para a garantia de segurança alimentar no futuro.

Os produtos orgânicos são obtidos sem a utilização de substâncias químicas que ajudam no seu crescimento de forma não natural.


Fonte: http://www.e-campo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário