sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estudo define área certificada de orgânicos no Brasil

Um estudo inédito do Projeto Organics Brasil com as certificadoras aferiu que a área total orgânica certificada no Brasil para atividade agropastoril é de 331.637 hectares e para extrativismo é de 6.560.001 hectares. Toda essa área é explorada por 7.721 produtores orgânicos, que produzem 5.215.490 toneladas/ano. O mercado de produtos orgânicos no Brasil está em pleno crescimento com mais consumidores e empresas que desenvolvem produtos, que antes eram direcionados somente ao mercado externo. Há 1.200 projetos com certificação internacional, creditados pelas certificadoras IBD, OIA, Ecocert, IMO, BCS.
”No controle deste mercado, o Brasil adotou sua própria regulamentação marcando de vez o posicionamento no mercado mundial. A rastreabilidade e a credibilidade do mercado internacional vai proporcionar mais negócios para o país”afirma Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil.O programa apresentou o estudo em seminário promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na terça, dia 15, em Nuremberg (Alemanha), onde acontece a BIOFACH, maior e mais importante feira internacional de orgânicos para compradores e distribuidores de 124 países.
”Os números mostram para os maiores compradores que há muita área no país para aumentar a produção de orgânicos. Em relação à área de outros países, o Brasil está atrás da Austrália e da Argentina. O potencial de investimento do Brasil é enorme”complementa Ming.O Projeto Organics Brasil é resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). De acordo com a assessoria do programa, em 2010, as 72 empresas associadas exportaram US$ 108,2 milhões e a previsão de crescimento é de 20% para 2011.



Fonte: http://www.canalrural.com.br



Um comentário:

  1. bom dia..

    "salmo 40 - Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor."

    Abraços.

    ResponderExcluir