segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Os 10 alimentos mais contaminados por agrotóxicos

Anvisa encontrou resíduos de insumos agrícolas acima do nível seguro para consumo.

O uso de agrotóxicos na produção agrícola e a contaminação dos alimentos têm sido preocupação no âmbito da saúde pública. Um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciado em 2001, mostra que muitos dos alimentos que consumimos normalmente estão contaminados.
Segundo a Anvisa, os agrotóxicos "são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer".
O Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), realizado pela Anvisa em conjunto com os órgãos de vigilância de 25 estados participantes, mais o Distrito Federal, analisou diversos legumes, frutas e vegetais para verificar o nível de contaminação.
Entre as amostragens analisadas, os alimentos que foram contaminados com maior frequência foram: pimentão (80%), uva (56,4%), pepino (54,8%), morango (50,8%), couve (44,2%), abacaxi (44,1%), mamão (38,8%), alface (38,4%), tomate (32,6%) e beterraba (32%). A pesquisa avaliou a quantidade de agrotóxicos ilegais encontrados nesses vegetais e também de agrotóxicos legais, mas que estavam acima do limite permitido para consumo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário