sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Você come orgânicos?

Uma das formas de experimentar mais profundamente a energética da natureza na comida é comer os alimentos no seu estado mais puro e natural. De fato, se você alguma vez comeu alimentos orgânicos, você provavelmente notou que seu frescor e sabores únicos. Então não é surpresa que produtos orgânicos é uma das tendências que mais cresce no mercado – as pessoas estão finalmente acordando para os benefícios de uma dieta baseada em alimentos naturais e integrais.



Aqui vão alguns fatos interessantes sobre alimentos orgânicos:
• O Presidente do Painel sobre o Câncer dos EUA sugere dar preferência aos alimentos orgânicos para evitar pesticidas, substâncias que tem sido ligadas a vários tipos de cânceres.
• A Produção de Produtos Orgânicos tem um impacto menor na vida selvagem e no meio ambiente; esse método de cultivo resulta num menor índice de poluição do ar, água e solo, e produz menos gases de efeito estufa.
• Diferente de muitos dos alimentos que vemos nas prateleiras dos supermercados, alimentos orgânicos não são geneticamente modificados. Segundo os critérios que caracterizam o alimentos orgânico, plantações e ingredientes geneticamente modificados são proibidos.
• Alimentos orgânicos não contém aditivos perigosos, como realçadores de sabor (como Glutamato Monossódico), adoçantes artificiais (como aspartame ou xarope de glucose de milho), contaminantes (como o mercúrio) ou preservativos (como Nitrato de Sódio), que são considerados causas de múltiplos problemas de saúde.
• Os alimentos orgânicos parecem promover a perda de peso pois reduz a exposição do organismo a pesticidas químicos que se ligam a gordura do corpo. De fato, uma vez que esses pesticidas são absorvidos, eles ficam no organismo por toda a vida (mais de 350 substâncias químicas podem se acumular na gordura corporal)!
• Leis de produção de alimentos orgânicos proibem o uso de antibióticos, hormônios do crescimento, e vacinas geneticamente modificadas em animais. Não somente isso é melhor para o consumo humano, como também carnes e laticínios orgânicos com a designação “criado solto” e “alimentado em pasto” significa que os animais foram tratados de uma forma mais humana e ética.
• Frutas e vegetais orgânicos contém até cerca de 40% mais antioxidantes que os alimentos de produção tradicional; leite orgânico de vacas alimentadas em pasto contém até cerca de 90% mais antioxidantes que o leite que não é orgânico.
• Os alimentos orgânicos tem níveis mais altos de minerais como ferro e zinco, que são cruciais para o desenvolvimento da primeira infância.
Depois de tantas vantagens, que tal experimentar incluir mais alimentos orgânicos na sua dieta? Você pode encontrar esse tipo de alimento em diversos locais pela cidade.

Fonte: Institute for Integrative Nutrition.

Nenhum comentário:

Postar um comentário