segunda-feira, 27 de junho de 2011

Farinha de feijão branco

Aliada do emagrecimento, reduz em 20% a absorção dos carboidratos.
O feijão geralmente está em nosso cardápio na sua forma cozida e em cores escuras. Mas um consumo diferente do grão promete contribuir com a saúde e ajudar a emagrecer.
São mais de 5 mil tipos de feijão, segundo o engenheiro agrônomo Roberto Salet. Dentre eles, está o feijão branco - um dos ingredientes principais do acarajé. Ainda cru, o grão pode ser transformado em uma farinha muito saudável.
A farinha de feijão branco contém uma proteína chamada faseolamina que retarda a absorção de glicose, auxiliando no controle de diabetes - explica a nutricionista Juliana Oliveira.
A faseolamina inibe a enzima amilase, produzida na saliva e no suco pancreático. A amilase transforma todo o amido que consumimos em glicose. Sem a atividade plena da enzima, a tendência é o emagrecimento e a diminuição da quantidade de açúcar no sangue.
A farinha deve ser diluída em água e ingerida trinta minutos antes das refeições. A nutricionista afirma que, assim, "parte do carboidrato ingerido, em torno de 20%, não é absorvido no nosso organismo".
Ou seja, se você come 100 gramas de macarrão meia hora depois de ter tomado a mistura da farinha de feijão branco com água, é como ter ingerido apenas 80 gramas do carboidrato.
O produto também é rico em fibras, o que contribui para a sensação de saciedade e ajuda o intestino a funcionar melhor.
Mas cuidado ao incluir esse alimento na sua dieta. A recomendação é consumir, no máximo, um grama por dia (equivalente a uma collher pequena rasa). A quantidade pode ser ingerida de uma vez só ou dividida em diferentes momentos do dia.
- Como a farinha de feijão branco é obtida através do feijão branco cru, é importante ter um consumo moderado, no máximo durante 30 a 40 dias, pois o feijão cru contém toxinas que em quantidades elevadas podem ser prejudiciais à saúde, ocasionando flatulências, náuseas e diarreia - ressalta Juliana.
Farinha deve ser diluída em água e consumida meia hora antes das refeições, sem ultrapassar 1g ao dia.

O feijão

Lavoura de feijão fradinho orgânico em Coronel Bibaco, RS.
Foto: Vida Orgânica

Existem mais de cem tipos de feijão branco. Roberto Salet cultiva um deles, o feijão fradinho, em Coronel Bibaco, interior do Rio Grande do Sul.
- Testamos vários tipos de feijão e o fradinho foi o que melhor se adaptou ao nosso tipo de solo para desenvolver uma agricultura sustentável - conta Salet.
Dos grãos cultivados sem agrotóxicos, ele faz a farinha de feijão branco orgânica. "A vantagem do fradinho, também chamado de caupi ou 'black eyed peas', é que o teor de faseolamina é maior que os outros", explica o engenheiro agrônomo.
A nutricionista Jacira dos Santos destaca que o fradinho possui o dobro de cálcio que os feijões preto e vermelho.

Ele pode ser consumido em forma de vagem, ainda verde. Basta cozinhar para servir como salada. Quando seco, o grão pode ser consumido cozido, como feijoada normal. Mas as propriedades emagrecedoras estão apenas no feijão cru.

Voce pode encontrar a Farinha de Feijão Branco, no nosso site http://www.ecobiosaude.com.br/produtos/?cod=41

Nenhum comentário:

Postar um comentário