segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O que são produtos orgânicos?




Em poucas palavras: São produtos cultivados sem o uso de fertilizantes, agrotóxicos, hormônios ou sementes geneticamente modificadas.

No Brasil ainda é relativamente pequena sua produção (70% da produção de orgânicos no Brasil vem de núcleos de agricultura familiar), por isso nem sempre é possível encontrar tudo o que se gostaria em determinadas épocas. Itens cultivados sem serem borrifados com agrotóxicos (100% naturais) são menores e um pouco mais feiosos que os convencionais, porém os micronutrientes, (minerais, vitaminas e fitoquímicos, antibióticos naturais sintetizados por todas as plantas) estão presentes em maiores quantidades. A proliferação de bactérias nos orgânicos é menor porque eles têm menos água em sua composição. Resultado: a durabilidade é muito maior.
O modelo de produção de orgânicos é socialmente mais justo e traz benefícios ecológicos em escala global. O ideal ecológico prega a independência do agricultor em relação à indústria agro-química. Ao abrir mão dos químicos e se preocupar com a fertilidade da terra, em vez de se ater apenas aos resultados da produção, ele está defendendo a biodiversidade e protegendo o meio ambiente.
Hoje, há várias instituições que dão certificados de garantia a produtos orgânicos: algumas das mais importantes são o IBD, a EcoCert e a AAOCert que só concedem o selo de qualidade a quem estiver em dia com uma agenda social (que inclui o combate ao trabalho infantil e cuidados com a saúde e a moradia dos agricultores) e ecológica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário