segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O PAPEL DA SOJA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS

Acaba de ser publicado na edição de Abril do periódico Journal of Nutrition, da American Society for Nutrition, o Relatório do 8º. Simpósio Internacional sobre o Papel da Soja na Promoção da Saúde e Prevenção e Tratamento de Doenças, realizado em Tokyo em Novembro de 2008. O evento de 4 dias recebeu cerca de 250 cientistas de 20 países, incluindo pesquisadores da Universidade de Loma Linda na Califórnia, da Faculdade de Medicina da Universidade de Cincinnati e do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição de Tokyo.
Embora alimentos a base de soja sejam consumidos na China há mais de mil anos, a baixa incidência de câncer de mama, de próstata, de doenças cardíacas e de sintomas de menopausa no Japão motivou o interesse no estudo das possíveis propriedades preventivas sobre doenças crônicas relacionadas ao consumo de soja e de certas substâncias por ela produzidas. Desde 1994, são quase 10.000 mil estudos sobre soja . Boa parte das palestras dessa Conferência se concentrou nas isoflavonas, compostos que possuem propriedades antioxidantes e estrogênicas e que são de distribuição muito limitada na natureza, sendo encontrados em quantidade nutricionalmente relevante quase que exclusivamente na soja.
Como conclusões principais do evento destacamos:
1. O consumo de soja na infância pode fornecer proteção contra o Câncer de mama.
2. Não há efeitos negativos sobre a capacidade reprodutora e sobre os hormônios masculinos.
3. Os estudos sobre densidade óssea e osteoporose sugerem efeitos benéficos porém diferentes isolfavonas foram utilizados nesses estudos. Novas pesquisam se tornam necessárias para explorar essas possibilidades da soja.
4. Sintomas de menopausa (“ondas de calor”) podem ser reduzidos com o consumo de soja.
5. A soja pode reduzir os valores de colesterol com e mesma eficácia das fibras solúveis.
6. A valorização do EQUOL. O Equol é um metabólito derivado da ação de bactérias sobre a isoflavona daidzeína. Acredita-se que essa substância possua propriedades benéficas especiais. A produção de Equol varia entre os indivíduos de diferentes culturas. Sua produção depende da atuação de determinadas bactérias e da interação com nutrientes específicos. A questão se indivíduos não produtores de Equol possam passar a produzi-lo permanece aberta. Caso não seja posssivel, ele poderá ser fornecido como suplemento.
7. Embora as isoflavonas sejam o foco dos estudos atuais, vários outros componentes estão sendo estudados, com destaque para a proteína da soja. Os dados indicam que além de reduzir o colesterol, a proteína de soja ajuda a diminuir a pressão arterial.
8. Há necessidade de maior compreensão de como outros itens da dieta influenciam os efeitos benéficos da soja e se esses efeitos são afetados pelo processamento da proteína e dos extratos de soja.

Para maiores informações sobre produtos de soja consulte: www.ecobras.com.br

Fonte: Report on the 8th International Symposium on the Role of Soy in Health Promotion and Chronic Disease Prevention and Treatment, The Journal of Nutrition, 139: 796S–802S, 2009.



Fonte: http://www.estadao.com.br/suplementos/not_sup260129,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário