Ela resolveu, então, plantar algumas variedades sem agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos, ou seja, de forma orgânica. Aprendeu as técnicas com um agricultor vizinho e começou a aplicá-las em parte do sítio.
Marisa deu início à produção orgânica no sítio em que mora e trabalha com o marido.
Ela queria que o restante da propriedade também fosse cultivado no sistema orgânico, mas Armando resistia. Até que Marisa cansou de tentar convencê-lo.
- Dei uma aperto nele. Se ele não largasse de plantar com veneno, eu disse que não ajudaria mais na roça. Ele levou um susto, falei bem séria e ele resolveu parar totalmente - conta ela, rindo da situação ocorrida há 10 anos e que hoje traz benefícios ao casal. A agricultora diz que a saúde e a disposição melhoraram. Além disso, destaca o "respeito pela natureza": "Se a gente respeita, ela dá em troca".
Eles cultivam morango, uva, tomate, goiaba, figo, amora, hortaliças em geral e frutas cítricas - tudo orgânico. O sítio é rodeado pela mata nativa, que separa a propriedade de algumas plantações vizinhas que utilizam agrotóxicos.
Armando confere a plantação de morangos orgânicos, rodeada pela mata nativa.
Há três anos, eles abriram a "Fruteira Ecológica Horta da Nonna" em Caxias do Sul, onde comercializam todos esses alimentos. Como a produção não usa fertilizantes sintéticos, os produtos só estão disponíveis na época do ano específica de cada um. Em outubro, eles colheram morangos e começaram a colheita de amora, que deve durar um mês e meio.
Amora orgânica pronta para ser colhida.
A filha do casal, Camila Erlo, cuida do estabelecimento. O movimento, segundo Marisa, cresce: "Está melhorando bastante nos últimos tempos. Em um ano, as vendas praticamente dobraram". Ela e o marido formaram uma associação de agricultores orgânicos com outras três famílias de agricultores orgânicos de Feliz. Os produtos do Grupo Orgânico Terra Viva têm certificiação da Ecovida.
Satisfeito com a mudança, Armando caminha entre a mata nativa e a plantação orgânica.
Fonte http://www.programavidaorganica.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=541:dona-marisa&catid=37:noticias-organicos&Itemid=170
Nenhum comentário:
Postar um comentário