sábado, 15 de janeiro de 2011

Brasil usa agrotóxicos proibidos no exterior

Anvisa reavalia quatorze produtos que podem oferecer riscos ambientais e à saúde da população.
O Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo. No primeiro quadrimestre deste ano, foram 5,5 milhões de toneladas de produtos sintéticos aplicados nas lavouras brasileiras - 7,8% a mais que o consumo no mesmo período de 2009. No país, são liberados, inclusive, produtos banidos em países europeus. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a agricultura brasileira usa cerca de dez agrotóxicos proibidos na União Européia e nos Estados Unidos. No total, 14 insumos agrícolas precisam ser submetidos à reavaliação. Mas, até agora, apenas a cihexatina, utilizada na citricultura, recebeu ordem de banimento, que deve ser cumprida a partir de 2011.
No início de junho, a Anvisa interditou mais de 500 mil litros de agrotóxicos irregulares em duas fábricas da empresa norte-americana Dow AgroSciences, em São Paulo - uma em Franco da Rocha e outra em Jacareí. A medida foi aplicada devido a problemas encontrados na fabricação e comercialização dos insumos. Entre eles, está o herbicida Tordon, utilizado no cultivo do arroz e em pastagens. O produto não possuía controle de impurezas e a rotulagem induzia os agricultores ao erro quanto ao nível de toxicidade. Além disso, as embalagens apresentavam vazamento, o que coloca em risco transportadores e agricultores.
Na unidade de Jacareí, a Anvisa também interditou 15 mil quilos do agrotóxico Mancozeb, por não apresentar identificação de lote ou fabricação. Outros produtos interditados foram 2,4-D técnico, Aminopiralid Técnico e Versene, que estavam com datas de fabricação e validade adulteradas. Além disso, a Dow AgroSciences - quinta maior fabricante de agrotóxicos no mundo - não realizava controle de impurezas do produto 2,4-D, importado da Índia para a fábrica no Brasil. As interdições valem por três meses, ou seja, até setembro os agrotóxicos não podem ser comercializados. Outras penalidades incluem multas de até R$1,5 milhão e cancelamento dos informes de avaliação toxicológica dos agrotóxicos irregulares.
Segundo a Anvisa, as intoxicações e mortes por agrotóxicos constituem problema grave de saúde pública, principalmente no âmbito rural. Para os consumidores dos produtos cultivados com produtos sintéticos, a Anvisa também alerta para possíveis quantidades de venenos agrícolas em alimentos. O Sistema de Vigilância Sanitária brasileiro foi enquadrado no nível mais alto em todos os critérios de perigos à saúde avaliados pela Organização Pan-Americana da Saúde, integrante da OMS.

Regulamentação

O registro de agrotóxicos depende de testes toxicológicos, de impacto ambiental e desempenho agronômico. Os resultados se caracterizam como objeto de propriedade intelectual das empresas detentoras dos produtos. Por lei, o prazo de proteção de informações das novas formulações é de dez anos. Para os produtos que não utilizam novas entidades químicas, a proteção das informações é de cinco anos. O procedimento, entretanto, coloca em conflito o interesse público de acesso à informação e o respeito ao segredo comercial das empresas.

3 comentários:

  1. Bom dia a todos, nem lí ainda o artigo, como especialista em Agricultura Orgânica, já sabia disso; porém, ao abrir essa página, o que me chama a atenção, é o anúncio do Google, acima do texto: Agrotóxicos P/ Lavoura www.YouTube.com/AgroBasf
    Muito Mais Qualidade na Sua Safra. Agrotóxicos Basf. Conheça!

    E ai????????

    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Muito embora este blog trate de assuntos ecológicos, orgânicos, etc. os anuncios que aparecem no topo são postados pelo google, sem a nossa anuência, contudo o fato que ocorreu talvez o google tenha associado ao tema com a publicidade.
    A ECOBIO reitera, que não faz uso de agrotóxicos em NENHUM DE SEUS PRODUTOS, que por sinal os mesmos são todos certificados.
    Agradeçemos o comentário do Sr. Moyses, pelo motivo que iremos tomar as devidas providências para não ocorrer o fato descrito.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigos!
    Preciso, com urgência, saber se os produtos da empresa Organo Gold, que irá chegar ao Brasil em abril de 2012, contem o produto "rotenona", usado na agricultura orgânica, por favor.
    Ninguém, melhor que vcs, para me dar essa informação correta. Não quero perguntar pra eles, entendem?
    Já descobri que esse produto está provocando o Mal de Parkinson em ratos.
    Aguardo resposta urgente!... Grato.
    Amaral Filho: amaraljaciara@yahoo.com.br

    ResponderExcluir