segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

JÁ COMEU SEU AGROTÓXICO HOJE?

Provavelmente e infelizmente sim. O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) , projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) revelou teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e o uso não autorizado para determinadas culturas. No balanço geral, das 1773 amostras dos dezessete alimentos monitorados (alface, batata, morango, tomate, maça, banana, mamão, cenoura, laranja, abacaxi, arroz, cebola, feijão, manga, pimentão, repolho e uva), 15,28% estavam insatisfatórias. A uva, o morango, a cenoura e o pimentão apresentaram o pior desempenho. Também preocupa que ingredientes ativos banidos em diversas partes do mundo, como acefato, metamidofós e endossulfam, foram encontrados de forma irregular nas culturas de abacaxi, alface, arroz, batata, cebola, cenoura, laranja, mamão, morango, pimentão, repolho, tomate e uva.
Segundo a ANVISA, para diminuir a ingestão de agrotóxicos, “Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.”
Devemos lembrar também que lavar os alimentos, que é uma regra geral de higiene, não resolve o problema pois os agrotóxicos também estão no solo e penetram no interior dos alimentos através das raízes. Se o “mal deve ser cortado pela raiz”, a solução é a não utilização desses venenos. Além da exposição mais aguda que vitimiza trabalhadores rurais, temos que ter em mente que a exposição a quantidades aparentemente irrelevantes dessas substâncias ao longo dos anos pode provocar diversas doenças degenerativas, incluindo alguns tipos de câncer.
O consumo de orgânicos, a melhor “blindagem” contra os efeitos desses venenos, não é modismo ou exagero. Ações de âmbito mundial enfatizam a necessidade do cultivo orgânico. Recentemente, na França, tivemos a “Semaine sans Pesticides” (semana sem pesticidas). Durante 10 dias, de 20 – 30 de Março, associações, instituições e fazendeiros promoveram atividades educativas sobre os riscos ambientais e de saúde do uso de pesticidas e de como há alternativas viáveis a esses tratamentos químicos. Esse evento foi idealizado em 2006 pela ACAP, Action Citoyenne pour les Alternatives aux Pesticides (Ação da Cidadania para Alternativas aos Pesticidas). Para mais informações visite ACAP (em francês) e a Pesticide Action Network (em inglês).
Veja abaixo a LISTA com os alimentos estudados pela ANVISA e o percentual de amostras insatisfatórias.
DADOS CONSOLIDADOS DO PROGRAMA EM 2008
Cultura Amostras insatisfatórios
%
Abacaxi 9,47
Alface 19,80
Arroz 4,41
Banana 1,03
Batata 2,00
Cebola 2,91
Cenoura 30,39
Feijão 2,92
Laranja 14,85
Maçã 3,92
Mamão 17,31
Manga 0,99
Morango 36,05
Pimentão 64,36
Repolho 8,82
Tomate 18,27
Uva 32,67
Total 15,28



2 comentários:

  1. Gostei do lembrete ECO, mas acredito que o mesmo deveria ser mais divulgado na TV/RÁDIO...
    A equipe da ECOBIO já pensou em um programa de televisão que inclusive tivesse outras divulgações inerentes ao meio ambiente e a EDUCAÇÃO AMBIENTAL??
    Sucesso para todos!
    Atenciosamente/Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você, contudo sabemos que a nossa mídia só mostra o que é de interesse de seus "parceiro", eu creio que não há grande divulgação dos problemas que os alimentos que utilizam agrotóxicos, pois é simplesmente questão politica/financeira, pois se a grande população soubesse do que estão comendo diariamente, iria haver uma revolução, muita gente "grande" perderia muito dinheiro, muito politico teria que dar satisfação o porque que nada foi feito até agora.
    Eu sempre me questiono, porque os programas que tratam de ecologia, preservação do meio ambiente, não são divuldados, e quando são ou quando passam na televisão, são naqueles horarios, tipo 5 horas da manhã, ou no domingo?
    Eu acho que questões sobre os temas acima deveria ser horario nobre, e todos os dias, pois os mesmos temas são nobres, de relevancia extrema para o futuro, precisamos mostrar para todos como o nosso meio ambiente está e o que temos que fazer, contudo nosso povo tem mais interesse em novelas e BBB.

    ResponderExcluir